segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Artigos da Wikipédia sobre questões ambientais - 5

Relacionados e derivados


Peak oil - Possible effects on agriculture 

(Pico do petróleo - Possíveis efeitos sobre a agricultura)


https://en.wikipedia.org/wiki/Peak_oil#Possible_effects_on_agriculture 


O fornecimento de petróleo é absolutamente crítico para a agricultura moderna. O óleo diesel e os agroquímicos, como pesticidas e fertilizantes, são derivados diretamente de hidrocarbonetos. De acordo com o Our World in Data, fertilizantes artificiais alimentavam mais de 3,5 bilhões de pessoas em 2015.



O maior consumidor de combustíveis fósseis na agricultura moderna é a produção de amônia para fertilizantes pelo processo Haber, essencial para a agricultura intensiva de alto rendimento. O combustível fóssil específico para a produção de fertilizantes é principalmente o gás natural, para fornecer hidrogênio por meio da reforma a vapor.


Mais recentemente, alguns teorizam que o hidrogênio poderia ser gerado sem o uso de combustíveis fósseis, utilizando eletricidade renovável para eletrólise. Mas, em 2024, isso permanece comercialmente inviável.


Importantes e inexistentes em português

Ug99 (linhagem do fungo Puccinia graminis, ferrugem-dos-cereais)


https://en.wikipedia.org/wiki/Ug99

Ug99 é uma linhagem da ferrugem do colmo do trigo (Puccinia graminis f. sp. tritici), presente em plantações de trigo em vários países da África e do Oriente Médio, e prevê-se que se espalhe rapidamente por essas regiões e possivelmente para outras regiões, podendo causar um desastre na produção de trigo que afetaria a segurança alimentar em todo o mundo. Em 2005, o renomado pioneiro da revolução verde, Norman Borlaug, deu grande atenção ao problema, e a maioria dos esforços subsequentes pode ser atribuída à sua defesa. Pode causar perdas de até 100% nas colheitas e é virulenta contra muitos genes de resistência que anteriormente protegiam o trigo contra a ferrugem do colmo.

 

 

Embora existam variedades de trigo resistentes à Ug99, uma triagem de 200.000 variedades de trigo utilizadas em 22 países africanos e asiáticos constatou que apenas 5 a 10% da área cultivada com trigo nesses países consistia em variedades com resistência adequada. 


A variedade original de Ug99, que é designada como 'TTKSK' no sistema de nomenclatura norte-americano, foi detectada pela primeira vez em Uganda em 1998 e caracterizada pela primeira vez em 1999 (daí o nome Ug99) e desde então foi detectada no Quênia, Etiópia, Eritreia, Sudão, Iêmen, Irã, Tanzânia, Moçambique, Zimbábue, África do Sul e Egito. Existem atualmente 15 variedades conhecidas de Ug99. Todas são intimamente relacionadas e acredita-se que tenham evoluído de um ancestral comum, mas diferem em seus perfis de virulência/avirulência e nos países em que foram detectadas.



Artigos em português com qualidade


Risco catastrófico global


https://pt.wikipedia.org/wiki/Risco_catastr%C3%B3fico_global  


Acrescentemos partes da versão em inglês:


Planos de emergência climática


Em 2018, o Clube de Roma apelou a uma maior ação contra as mudanças climáticas e publicou o seu Plano de Emergência Climática, que propõe dez pontos de ação para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 grau Celsius. Além disso, em 2019, o Clube publicou o Plano de Emergência Planetária, mais abrangente. 



Há evidências que sugerem que o envolvimento coletivo com as experiências emocionais que emergem durante a contemplação da vulnerabilidade da espécie humana no contexto das mudanças climáticas permite que essas experiências sejam adaptativas. Quando o envolvimento coletivo com as experiências emocionais e o processamento delas são favoráveis, isso pode levar ao crescimento da resiliência, da flexibilidade psicológica, da tolerância a experiências emocionais e do engajamento comunitário. 


https://pt.wikipedia.org/wiki/Geoengenharia 


Palavras-chave


#PicoDoPetróleo #DependênciaEnergética #Fertilizantes #AgriculturaIntensiva #Ug99 #FerrugemDoTrigo #SegurançaAlimentar #RiscoCatastróficoGlobal #PlanoDeEmergênciaClimática #ResiliênciaClimática 


Nenhum comentário:

Postar um comentário