quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Artigos da Wikipédia sobre questões ambientais - 1

A Wikipédia não deve ser considerada uma fonte primária de informação sobre qualquer tema. No entanto, ela serve como uma excelente fonte informativa inicial, oferecendo uma visão geral de assuntos e, o mais importante, direcionando para referências primárias, científicas e confiáveis.

Dessa forma, podemos utilizar esta vasta compilação de conhecimento para nos guiar a informações mais profundas e confiáveis. Isso é especialmente crucial no campo do meio ambiente, onde a precisão e a credibilidade dos dados são de extrema importância.

Relacionados e derivados

Land degradation (Degradação da terra)


https://en.wikipedia.org/wiki/Land_degradation 


A degradação da terra é um processo em que a terra se torna menos saudável e produtiva devido a uma combinação de atividades humanas ou condições naturais. As causas da degradação da terra são numerosas e complexas. As atividades humanas geralmente são a principal causa, como práticas insustentáveis de gestão da terra. Os riscos naturais são excluídos como uma causa. No entanto, as atividades humanas podem afetar indiretamente fenômenos, como inundações e incêndios florestais.

Um dos impactos da degradação da terra é que ela pode diminuir a capacidade natural da terra de armazenar e filtrar a água, levando à escassez de água. A degradação da terra induzida pelo homem e a escassez de água estão aumentando os níveis de risco de produção agrícola e serviços ecossistêmicos. 


As Nações Unidas estimam que cerca de 30% da terra é degradada em todo o mundo e cerca de 3,2 bilhões de pessoas residem nessas áreas degradadoras, dando uma alta taxa de poluição ambiental. A degradação da terra reduz a produtividade agrícola, leva à perda de biodiversidade e pode reduzir a segurança alimentar e a segurança da água. Estima -se em 2007 que até 40% das terras agrícolas do mundo são seriamente degradadas, com as Nações Unidas estimando que a economia global poderia perder US$ 23 trilhões até 2050 por degradação. 



Desertification (Desertificação)


https://en.wikipedia.org/wiki/Desertification 


A desertificação é um tipo de degradação gradual da terra de terras férteis no deserto árido devido a uma combinação de processos naturais e atividades humanas.


A causa imediata de desertificação é a perda da maioria da vegetação. Isso é impulsionado por vários fatores, sozinhos ou em combinação, como seca, mudanças climáticas, lavoura para agricultura, excesso de pastagem e desmatamento para combustível ou materiais de construção. Embora a vegetação desempenhe um papel importante na determinação da composição biológica do solo, estudos mostraram que, em muitos ambientes, a taxa de erosão e escoamento diminui exponencialmente com o aumento da cobertura vegetal. As superfícies do solo seco e desprotegidas são sopradas pelo o vento ou são lavadas por inundações repentinas, deixando camadas inferiores de solo infértil que assam ao sol e se tornam um hardpan improdutivo. 


Pelo menos 90% dos habitantes das terras secas vivem em países em desenvolvimento, onde também sofrem de más condições econômicas e sociais. Esta situação é exacerbada pela degradação da terra devido à redução da produtividade, à precariedade das condições de vida e à dificuldade de acesso a recursos e oportunidades. 


As áreas geográficas mais afetadas estão localizadas na África (região Sahel), Ásia (deserto de Gobi e Mongólia) e partes da América do Sul. As terras secas ocupam aproximadamente 40-41% da área terrestre da Terra e abrigam mais de 2 bilhões de pessoas. Os efeitos da desertificação incluem tempestades de areia e poeira, insegurança alimentar e pobreza.


Os métodos de mitigação ou reversão da desertificação incluem melhorar a qualidade do solo, desertos esverdeados, gerenciamento de pastoreio e plantio de árvores (reflorestamento e arestamento).


Ao longo da história geológica, o desenvolvimento de desertos ocorreu naturalmente em longos intervalos de tempo. O estudo moderno da desertificação emergiu do estudo da seca da década de 1980 no Sahel. 

Effects of climate change on agriculture (Efeitos das mudanças climáticas na agricultura)

https://en.wikipedia.org/wiki/Effects_of_climate_change_on_agriculture 


Existem inúmeros efeitos das mudanças climáticas na agricultura, muitas das quais dificultam as atividades agrícolas para fornecer segurança alimentar global. As temperaturas crescentes e os padrões climáticos de mudança geralmente resultam em menores rendimentos devido à escassez de água causada por seca, ondas de calor e inundações. Esses efeitos das mudanças climáticas também podem aumentar o risco de várias regiões que sofrem falhas simultâneas de culturas. Atualmente, esse risco é raro, mas se essas falhas simultâneas de culturas ocorrerem, elas poderão ter consequências significativas para o suprimento global de alimentos. Espera-se que muitas pragas e doenças vegetais se tornem mais prevalentes ou se espalhem para novas regiões. Espera-se que o gado do mundo seja afetado por muitos dos mesmos problemas. Essas questões variam de maior estresse térmico a déficits de alimentos para animais e a disseminação de parasitas e doenças transmitidas por vetores.




Food versus fuel (Alimento versus combustível)


https://en.wikipedia.org/wiki/Food_versus_fuel 


Alimentos versus combustível é o dilema em relação ao risco de desviar terras agrícolas ou colheitas para a produção de biocombustíveis em detrimento do suprimento de alimentos. O debate de biocombustível e preços alimentares envolve visões abrangentes e é de longa data e controversa na literatura. Há discordância sobre o significado da questão, o que está causando-o e o que pode ou deve ser feito para remediar a situação. Essa complexidade e incerteza são devidas ao grande número de impactos e loops de feedback que podem afetar positiva ou negativamente o sistema de preços. Além disso, os pontos fortes relativos desses impactos positivos e negativos variam nos termos curtos e longos e envolvem efeitos atrasados. O lado acadêmico do debate também é borrado pelo uso de diferentes modelos econômicos e formas concorrentes de análise estatística.



Food loss and waste (Desperdício e resíduos de alimentos)


https://en.wikipedia.org/wiki/Food_waste 


As causas de alimentos produzidos mas não consumidos são numerosas e ocorrem em todo o sistema alimentar, durante a produção, processamento, distribuição, vendas de serviços de varejo e serviços de alimentação e consumo. No geral, cerca de um terço da comida do mundo é jogada fora. Uma quantidade similar é perdida, além disso, ao alimentar animais de criação com comida que poderia ser consumida por humanos (o efeito líquido desperdiça cerca de 1144 kcal/pessoa/dia). Uma meta-análise de 2021, que não incluiu alimentos perdidos durante a produção, pelo Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas descobriu que o desperdício de alimentos era um desafio em todos os países em todos os níveis de desenvolvimento econômico. A análise estimou que o desperdício global de alimentos era de 931 milhões de toneladas de desperdício de alimentos (cerca de 121 kg per capita) em três setores: 61 % das famílias, 26 % do serviço de alimentação e 13 % do varejo. 

A perda e o desperdício de alimentos são uma parte importante do impacto da agricultura nas mudanças climáticas (equivale a 3,3 bilhões de toneladas de emissões de CO2 anualmente) e outras questões ambientais, como uso da terra, uso da água e perda de biodiversidade. A prevenção do desperdício de alimentos é a maior prioridade e, quando a prevenção não é possível, a hierarquia do desperdício de alimentos classifica as opções de tratamento de desperdício de alimentos, de preferidas a menos preferidas com base em seus impactos ambientais negativos. Os caminhos de reutilização de alimentos excedentes destinados ao consumo humano, como doação de alimentos, são a próxima melhor estratégia após a prevenção, seguida de ração animal, reciclagem de nutrientes e energia seguida pela opção menos preferida, o aterro, que é uma importante fonte do metano de gases de efeito estufa. Outras considerações incluem fósforo não reclamado no desperdício de alimentos, levando a uma mineração de fosfato adicional. Além disso, reduzir o desperdício de alimentos em todas as partes do sistema alimentar é uma parte importante da redução do impacto ambiental da agricultura, reduzindo a quantidade total de água, terra e outros recursos utilizados.


Palavras-chave


Hashtags Abrangentes (Foco Geral e Engajamento)

  • #MeioAmbiente

  • #Sustentabilidade

  • #CriseClimática

  • #QuestõesAmbientais

  • #ImpactoAmbiental

  • #ConsciênciaAmbiental

  • #AçãoClimática

Hashtags por Tema Principal

Tema do Artigo

Hashtags Sugeridas

Degradação da Terra

#DegradaçãoDaTerra #UsoDoSolo #GestãoSustentávelDaTerra #EscassezDeÁgua #ProdutividadeAgrícola #PerdaDeBiodiversidade

Desertificação

#Desertificação #TerrasSecas #ErosãoDoSolo #Sahel #Reflorestamento #CombateÀDesertificação

Mudanças Climáticas na Agricultura

#ClimaEAgricultura #SegurançaAlimentarGlobal #RendimentoAgrícola #EstresseTérmico #Secas #PragasEDoenças

Alimento versus Combustível

#AlimentoVsCombustível #Biocombustíveis #DilemaBioenergia #PreçosDeAlimentos #UsoDaTerra

Desperdício de Alimentos

#DesperdícioDeAlimentos #FoodWaste #PerdaDeAlimentos #EmissõesDeCO2 #MetaisDeEfeitoEstufa #DoaçãoDeAlimentos #ZeroWaste


Nenhum comentário:

Postar um comentário