Soluções
Hidrogéis
Desarrollan un hidrogel capaz de eliminar los microplásticos del agua. 16 abr 2024.
https://www.residuosprofesional.com/hidrogel-eliminar-microplasticos-agua/
Pesquisadores do Instituto Indiano de Ciências (IISc) desenvolveram um hidrogel sustentável capaz de remover microplásticos da água. Este material inovador, feito de uma rede de polímeros e nanocúmulos catalíticos, aglutina os contaminantes e os degrada de forma eficiente através da irradiação com luz ultravioleta. Ao contrário de filtros convencionais que entopem, o hidrogel demonstrou ser altamente eficaz (eliminando mais de 90% dos microplásticos testados), além de poder ser reutilizado por até cinco ciclos sem perder sua capacidade. Os cientistas destacam sua sustentabilidade, já que ele pode ser transformado em nanomateriais de carbono para remover outros poluentes da água. O objetivo da equipe é desenvolver um dispositivo em larga escala para aplicar a solução em diversas fontes de água.
Filtros
Filtro de serragem de madeira captura até 99,9% dos microplásticos na água. 11/09/2023.
Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, desenvolveram um filtro de baixo custo e sustentável para microplásticos. O material é feito a partir de taninos — compostos encontrados em plantas — e pó de madeira, um subproduto renovável e amplamente disponível da indústria florestal. A técnica, chamada de bioCap, demonstrou alta eficácia em laboratório, capturando de 95,2% a 99,9% das partículas de microplástico na água. Além de ser versátil para remover diferentes tipos de polímeros (fibras, espumas, etc.), o filtro se destaca por não contribuir para mais poluição, ser reutilizável e ter potencial para ser facilmente ampliado para uso em larga escala, de residências a estações municipais de tratamento de água.
Y. Wang, M. Wang, Q. Wang, T. Wang, Z. Zhou, M. Mehling, T. Guo, H. Zou, X. Xiao, Y. He, X. Wang, O. J. Rojas, J. Guo, Flowthrough Capture of Microplastics through Polyphenol-Mediated Interfacial Interactions on Wood Sawdust. Adv. Mater. 2023, 35, 2301531. https://doi.org/10.1002/adma.202301531
https://advanced.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/adma.202301531
Para essa série de acréscimos, algumas palavras finais
Assim como acontece com muitos problemas ambientais causados pelo homem, a contaminação por microplásticos dos ecossistemas de água doce nos países do hemisfério Norte e o problema maior da poluição por plástico nos ecossistemas de água doce e marinhos em todo o mundo exigirão um esforço colaborativo para serem resolvidos.
Esse esforço precisa se concentrar em educação, prevenção, pesquisa, inovação e remediação. Da miríade de problemas que ameaçam destruir a biodiversidade do nosso planeta, a poluição por microplásticos é um problema que pode ser resolvido se houver ação com rapidez e prudência. Embora a extensão total desse problema ainda não tenha sido adequadamente avaliada e compreendida, mudanças imediatas no comportamento do consumidor, como a escolha de PPCPs [Nota] sem microplásticos e a instalação de filtros de máquina de lavar que retenham microfibras, podem ter um grande impacto em ajudar nossa região, nosso país e, em última análise, nosso mundo a combater as consequências da crescente carga de poluição plástica tóxica que está se acumulando em nosso meio ambiente.[Haab, 2016] Por esse motivo, a poluição por microplásticos deve ser interrompida em sua fonte imediatamente para que a biodiversidade seja protegida. A falta de ação agora pode permitir que a questão da poluição por microplásticos altere e degrade para sempre a paisagem ambiental e a funcionalidade dos ecossistemas de água doce e marinhos do nosso planeta.
Nota: PPCPs, Produtos Farmacêuticos e de Cuidados Pessoais (Pharmaceuticals and Personal Care Products)
Referências
Haab, S and Haab, K. 2016 “The Environmental Impacts of Microplastics: An Investigation of Microplastic Pollution in North Country Waterbodies.” Biology Department, St. Lawrence University. PDF.
Palavras-chave
#SolucoesSustentaveis #Microplasticos #InovacaoAmbiental #AcaoContraPlastico #Filtros #MudeSeuComportamento #Sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário