Recomendação de documentário
Plastic People - https://plasticpeopledoc.com/
Sinopse
“O premiado documentário Plastic People investiga nosso vício em plástico e a crescente ameaça dos microplásticos à saúde humana. Quase todo plástico já produzido se decompõe em "microplásticos". Essas partículas microscópicas flutuam no ar, em todos os corpos d'água e se misturam ao solo, tornando-se parte permanente do meio ambiente.
Agora, cientistas renomados estão encontrando essas partículas em nossos corpos: órgãos, sangue, tecido cerebral e até mesmo na placenta de novas mães. Qual é o impacto desses invasores invisíveis em nossa saúde? E há algo que pode ser feito a respeito?
A aclamada autora e jornalista científica Ziya Tong adota uma abordagem pessoal ao visitar cientistas renomados ao redor do mundo e realizar experimentos em sua casa, em sua alimentação e em seu corpo, enquanto colabora com o premiado diretor Ben Addelman ( Discordia , Bombay Calling , Nollywood Babylon , Kivalina v. Exxon ) em um apelo urgente à ação para que todos nós repensemos nossa relação com o plástico.”
Um resumo útil
O que são Microplásticos?
Microplásticos são fragmentos de plástico com menos de 5 milímetros de comprimento. Eles podem ser classificados em duas categorias principais:
- Microplásticos primários: São pequenas partículas que já foram fabricadas nesse tamanho, como as microesferas usadas em produtos de higiene pessoal (esfoliantes, pastas de dente) ou as "pellets" (pequenas bolinhas de plástico) usadas como matéria-prima para a fabricação de outros produtos plásticos.
- Microplásticos secundários: São pedaços maiores de plástico que se degradaram ao longo do tempo. Isso acontece por meio de processos físicos (como o atrito das ondas nos oceanos), químicos e biológicos que quebram objetos como garrafas, sacolas e embalagens em pedaços cada vez menores.
De Onde Vêm?
A origem dos microplásticos é vasta e complexa. Além das fontes primárias e secundárias já mencionadas, eles chegam ao meio ambiente de diversas formas:
- Fibras sintéticas: Roupas feitas de tecidos como poliéster, nylon e acrílico liberam minúsculas fibras plásticas a cada lavagem. Essas fibras são pequenas demais para serem filtradas por muitas estações de tratamento de esgoto e acabam nos rios e oceanos.
- Pneus de veículos: A borracha sintética dos pneus se desgasta nas estradas, e as partículas de microplástico resultantes são arrastadas pela chuva para os cursos de água.
- Poeira urbana: Partículas de plástico de tintas, superfícies de asfalto e outros objetos se misturam à poeira e são transportadas pelo vento ou pela água.
Impactos no Meio Ambiente e na Saúde
Os microplásticos se espalharam por todos os ecossistemas, desde as montanhas mais altas até as fossas oceânicas mais profundas.
- Vida Marinha: Pequenos animais, como o plâncton, ingerem microplásticos, confundindo-os com alimento. Isso afeta a base da cadeia alimentar. Peixes e outros animais maiores também os consomem, o que pode causar bloqueio intestinal, fome e morte. Além disso, os microplásticos podem absorver poluentes químicos do ambiente, que são liberados nos tecidos dos animais ao serem ingeridos.
- Saúde Humana: Já foi comprovado que microplásticos estão presentes no ar que respiramos, nos alimentos que comemos e na água que bebemos. A inalação de microplásticos, por exemplo, pode ser um problema de saúde. As pesquisas sobre os efeitos a longo prazo no corpo humano ainda estão em andamento, mas os cientistas estão preocupados com a possível toxicidade e a capacidade dessas partículas de transportar substâncias químicas nocivas.
Soluções e o Futuro
A chave para combater a expansão dos microplásticos está em uma abordagem multifacetada:
- Redução do consumo: Diminuir a dependência de plásticos descartáveis.
- Melhoria na gestão de resíduos: Aumentar a coleta, a reciclagem e o tratamento adequado de plásticos.
- Inovação tecnológica: Desenvolver materiais plásticos mais sustentáveis e que não se degradem em micropartículas nocivas.
- Regulamentação: Implementar leis que proíbam o uso de microplásticos primários em produtos e que exijam uma melhor filtragem de efluentes de lavadoras de roupa e indústrias.
Introdução de microplásticos de origem primária nos oceanos (Nurdles; Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos); e dos microplásticos de origem secundária (Produtos Plásticos Maiores; Roupas e Tecidos), sofrendo o processo da degradação de macroplástico em microplástico.[Suwaki, 2025]
Referências
Suwaki, Caroline Harumy; Fabio Junior, Luiz Carlos (2025) XXXV. Microplásticos no ambiente antártico. Consultado em 19/08/2025
Recomendações de leitura
Stella Legnaioli. Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água. 14 de Setembro de 2017 - https://www.ecycle.com.br/5914-microplasticos.html
Microplásticos já contaminam até água em garrafa
Microplásticos na água representam 'risco pequeno à saúde', diz estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário