Continuação da série iniciada em Seguranca alimentar - 1.
Tradução de: en.wikipedia.org - Food security
Gênero e segurança alimentar
A desigualdade de gênero conduz a e é resultado da insegurança alimentar. Segundo estimativas, as meninas e mulheres representam 60% da população mundial com fome crônica e pouco progresso foi feito para garantir às mulheres o direito igual à alimentação, consagrado na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres. [170] [171] As mulheres enfrentam discriminação tanto na educação e nas oportunidades de emprego quanto dentro de casa, onde seu poder de barganha é menor. O emprego das mulheres é essencial não apenas para promover a igualdade de gênero na força de trabalho, mas também para garantir um futuro sustentável, pois significa menos pressão para altas taxas de natalidade e migração líquida. [172] Por outro lado, a igualdade de gênero é descrita como fundamental para acabar com a desnutrição e a fome. [173]
Mulher agricultora queniana trabalhando na região
do Monte Quênia.
As mulheres tendem a ser responsáveis pela preparação de alimentos e cuidados infantis dentro da família e são mais propensas a gastar sua renda com comida e necessidades de seus filhos. [174] As mulheres também desempenham um papel importante na produção, processamento, distribuição e comercialização de alimentos. Muitas vezes trabalham como trabalhadores familiares não remunerados, estão envolvidos na agricultura de subsistência e representam cerca de 43% da força de trabalho agrícola nos países em desenvolvimento, variando de 20% na América Latina a 50% no Leste e Sudeste Asiático e na África Subsaariana. No entanto, as mulheres enfrentam discriminação no acesso à terra, crédito, tecnologias, finanças e outros serviços. Estudos empíricos sugerem que se as mulheres tivessem o mesmo acesso aos recursos produtivos que os homens, elas poderiam aumentar sua produção em 20-30%, aumentando a produção agrícola geral nos países em desenvolvimento em 2,5 a 4%. Embora essas sejam estimativas grosseiras, haveria um benefício significativo em diminuir a lacuna de gênero na produtividade agrícola. [175] Os aspectos de gênero da segurança alimentar são visíveis ao longo dos quatro pilares da segurança alimentar: disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade, conforme definido pela Organização para Alimentação e Agricultura. [176]
O número de pessoas afetadas pela fome é extremamente alto, com enormes efeitos em meninas e mulheres. [177] Há o sentimento de que fazer desaparecer essa tendência deve ser uma prioridade para governos e instituições internacionais. [177] Isso porque a insegurança alimentar é uma questão de igualdade, direitos e justiça social. [177] Fatores como o capitalismo e a exploração de terras indígenas contribuem para a insegurança alimentar das minorias e das pessoas mais oprimidas em vários países (as mulheres são um desses grupos oprimidos). [177] Como as meninas e mulheres são as mais oprimidas pelos processos econômicos globais injustos que governam os sistemas alimentares e pelas tendências globais, como as mudanças climáticas, isso reflete a forma como as instituições continuam a colocar as mulheres em posições de desvantagem e empobrecimento para ganhar dinheiro e prosperar na capitalização o sistema alimentar. [177] Quando o governo retém alimentos aumentando seus preços para valores que apenas as pessoas privilegiadas podem pagar, ambos se beneficiam e são capazes de controlar as pessoas de classe baixa / marginalizadas por meio do mercado de alimentos. [177]
Referências
170.World Food Programme Gender Policy Report. Rome, 2009.
171. Spieldoch, Alexandra (2011). "The Right to Food, Gender Equality and Economic Policy". Center for Women's Global Leadership (CWGL).
172."Gender equality is more sustainable - Population Matters". Population Matters. 2015-01-27. Archived from the original on 2018-01-31.
173.FAO, ADB (2013). Gender Equality and Food Security – Women's Empowerment as a Tool against Hunger (PDF). Mandaluyong City, Philippines: ADB. ISBN 978-92-9254-172-9.
174.Gender in Agriculture Sourcebook, World Food Bank, Food and Agriculture Organization, and International Fund for Agricultural Development (2009)
175.FAO (2011). The state of food and agriculture women in agriculture : closing the gender gap for development (PDF) (2010–11 ed.). Rome: FAO. ISBN 978-92-5-106768-0.
176.AO (2006). "Food Security" (PDF). Policy Brief.
177."Gender and Food Security | BRIDGE". www.bridge.ids.ac.uk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário