quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Banheiro de compostagem - 1

 

Série referente à tecnologia dos banheiros de compostagem, que operam principalmente a seco e permitem o reaproveitamento de dejetos humanos, após eliminação dos patógenos, na fertilização do solo.


Traduçao de: en.wikipedia.org - Composting toilet    



Um banheiro de compostagem é um tipo de banheiro seco que trata dejetos humanos por um processo biológico chamado compostagem. Esse processo leva à decomposição da matéria orgânica e transforma os dejetos humanos em material composto, mas não destrói todos os patógenos. A compostagem é realizada por microorganismos (principalmente bactérias e fungos) sob condições aeróbicas controladas. [2] A maioria dos banheiros compostáveis não usa água para a descarga e, portanto, são chamados de "banheiros secos".


Banheiro de compostagem no Festival de Ativismo 2010 

nas montanhas fora de Jerusalém.


Em muitos projetos de banheiros de compostagem, um aditivo de carbono, como serragem, coco ou turfa, é adicionado após cada uso. Essa prática cria bolsas de ar nos dejetos humanos para promover a decomposição aeróbica. Isso também melhora a proporção de carbono para nitrogênio e reduz o odor potencial. A maioria dos sistemas de compostagem de banheiro depende da compostagem mesofílica. O tempo de retenção mais longo na câmara de compostagem também facilita a morte do patógeno. O produto final também pode ser movido para um sistema secundário – normalmente outra etapa de compostagem – para permitir mais tempo para a compostagem mesofílica para reduzir ainda mais os patógenos.


Os banheiros de compostagem, junto com a etapa secundária de compostagem, produzem um produto final semelhante ao húmus que pode ser usado para enriquecer o solo se os regulamentos locais permitirem. Alguns banheiros compostáveis possuem sistemas de separação de urina no vaso sanitário para coletar a urina separadamente e controlar o excesso de umidade. Um banheiro vermifiltro é um banheiro de compostagem com descarga de água, onde minhocas são usadas para promover a decomposição em composto.


Os banheiros de compostagem não requerem uma conexão com fossas sépticas ou sistemas de esgoto, ao contrário dos vasos sanitários com descarga. [2] As aplicações comuns incluem parques nacionais, chalés de férias remotos, resorts de ecoturismo, residências isoladas e áreas rurais em países em desenvolvimento.


Referências


2.Tilley, E.; Ulrich, L.; Lüthi, C.; Reymond, Ph.; Zurbrügg, C. (2014). Compendium of Sanitation Systems and Technologies - (2nd Revised ed.). Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (Eawag), Duebendorf, Switzerland. p. 72. ISBN 978-3-906484-57-0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário