Série referente à tecnologia dos banheiros de compostagem, que operam principalmente a seco e permitem o reaproveitamento de dejetos humanos, após eliminação dos patógenos, na fertilização do solo.
Traduçao de: en.wikipedia.org - Composting toilet
Fundamentos
Componentes e uso
Um banheiro de compostagem consiste em dois elementos: um local para sentar ou agachar e uma unidade de coleta / compostagem. [3] A unidade de compostagem consiste em quatro partes principais: [2]
câmara de armazenamento ou compostagem
uma unidade de ventilação para garantir que o processo de degradação no banheiro seja predominantemente aeróbio e para liberar gases odoríferos
uma coleta de chorume ou sistema de separação de urina para remover o excesso de líquido
uma porta de acesso para extrair o composto
Muitos banheiros de compostagem coletam a urina na mesma câmara que as fezes, portanto, eles não desviam a urina. Adicionar pequenas quantidades de água que é usada para limpeza anal não é problema para o banheiro de compostagem.
Alguns banheiros de compostagem desviam a urina (e a água usada para a lavagem anal) para evitar a criação de condições anaeróbicas que podem resultar da saturação excessiva do composto, o que leva a odores e problemas de vetores. Isso geralmente requer que todos os usuários usem o banheiro sentados. Oferecer um mictório sem água além do banheiro pode ajudar a manter o excesso de urina fora da câmara de compostagem. Alternativamente, em áreas rurais, homens e meninos podem ser encorajados apenas a encontrar uma árvore.
Construção
A câmara de compostagem pode ser construída acima ou abaixo do nível do solo. Pode estar dentro de uma estrutura ou incluir uma superestrutura separada.
Um sistema de drenagem remove o chorume. Caso contrário, o excesso de umidade pode causar condições anaeróbicas e impedir a decomposição. A separação de urina pode melhorar a qualidade do composto, uma vez que a urina contém grandes quantidades de amônia que inibe a atividade microbiológica. [6]
Os banheiros de compostagem reduzem muito os volumes de resíduos humanos por meio da compostagem psicrofílica, termofílica ou mesofílica. Manter a câmara de compostagem isolada e quente protege o processo de compostagem de desacelerar devido às baixas temperaturas.
Gases odoríferos
Os seguintes gases podem ser emitidos durante o processo de compostagem que ocorre em banheiros de compostagem: sulfeto de hidrogênio (H2S), amônia, óxido nitroso (N2O) e compostos orgânicos voláteis (COVs). [7] Esses gases podem potencialmente levar a reclamações sobre odores. Algum metano também pode estar presente, mas não é odorífero.
Referências
2.Tilley, E.; Ulrich, L.; Lüthi, C.; Reymond, Ph.; Zurbrügg, C. (2014). Compendium of Sanitation Systems and Technologies - (2nd Revised ed.). Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (Eawag), Duebendorf, Switzerland. p. 72. ISBN 978-3-906484-57-0.
3.Berger, W. (2011). Technology review of composting toilets - Basic overview of composting toilets (with or without urine diversion). Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Eschborn, Germany.
6."The online Compendium of Sanitation Systems and Technologies". The online Compendium of Sanitation Systems and Technologies. eawag aquatic research. 2014. Retrieved 2014-12-29.
7.Font, Xavier; Artola, Adriana; Sánchez, Antoni (6 April 2011). "Detection, Composition and Treatment of Volatile Organic Compounds from Waste Treatment Plants". Sensors. 11 (12): 4043–4059. doi:10.3390/s110404043. PMC 3231348. PMID 22163835.