quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Sustentabilidade - um glossário

Francisco Quiumento e Gemini da Google


Vamos reunir aqui alguns conceitos e suas definições num pequeno glossário.


Os conceitos centrais

Sustentabilidade

“O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.” [CAPRA in TRIGUEIRO, 2005, 19]. É a propriedade de um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de: (a) manter padrão positivo de qualidade, (b) apresentar, no menor espaço de tempo possível, autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças), (c) pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e (d) promover a dissipação de estratégias e resultados, em detrimento de qualquer tipo de concentração e/ou centralidade, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.



Sustentabilidade Ambiental e planejamento ambiental


“O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”. [MANZINI & VEZZOLI, 2005]

Conceitos relacionados

Aquecimento global e efeito estufa


Efeito estufa é uma condição natural. Os raios solares atravessam a atmosfera e rebatem sobre a superfície da Terra, mas parte do calor fica preso pela camada de gases que paira sobre o planeta. Sem esse efeito, a Terra seria gelada, sem condições de manter os seres vivos tal qual os conhecemos. Dessa forma, a temperatura do planeta tem se mantido relativamente constante durante milênios. Contudo, verifica-se um aumento sem precedentes dos gases da atmosfera nas últimas décadas, especialmente do gás carbônico (CO2), fazendo com que mais calor seja retido. Há divergências nas opiniões de pesquisadores sobre as causas, alguns atribuindo a um ciclo natural milenar do planeta, outros à ação humana. Seja como for, é fato que toneladas desses gases são lançados anualmente devido a queimadas, à utilização usinas termelétricas, de motores a combustão e outros. Em conseqüência, vem ocorrendo um aumento gradativo da temperatura média do planeta, o chamado aquecimento global. Esse aumento de temperatura tem sido associado a mudanças climáticas, aumento da freqüência e intensidade de furacões, ondas intensas, incêndios, degelo, secas e elevação do nível de oceanos. 

Biodiversidade 

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de vida na Terra em todos os seus níveis, desde genes e espécies até ecossistemas inteiros. Ela engloba a diversidade de plantas, animais, fungos e microrganismos que compõem o nosso mundo natural. A conservação da biodiversidade é crucial para a saúde dos ecossistemas e para a provisão de serviços essenciais, como a purificação da água, a polinização de culturas e a regulação do clima.

Crescimento


É o processo que assegura a expansão de estruturas e/ou de funções (em organismos, instituições, área do saber, ...) e que, embora seja complementar ao processo de desenvolvimento, desse se distingue por seu caráter fundamentalmente quantitativo. Assim é possível a ocorrência de crescimento sem que se registrem indicadores de desenvolvimento.

Desenvolvimento


É o processo inicialmente concomitante à fase de crescimento (em um organismo, uma instituição, ...), que mesmo após haver cessado de crescer, caracteriza-se por: (a) ter capacidade permanente de articulações seletivas por meio de adaptações e adequações em relação aos meios (interno e externo) que lhe são pertinentes, (b) apresentar capacidade gradativa de sustentabilidade e (c) ser capaz de favorecer o desenvolvimento do contexto em que está inserido, por meio de dinâmicas sinérgicas.


Desenvolvimento sustentável


"É o processo político, participativo que integra a sustentabilidade econômica, ambiental, espacial, social e cultural, sejam elas coletivas ou individuais, tendo em vista o alcance e a manutenção da qualidade de vida, seja nos momentos de disponibilização de recursos, seja nos períodos de escassez, tendo como perspectivas a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações" [SILVA, 2006, 132]. "... um processo de transformação que ocorre de forma harmoniosa nas dimensões espacial, social, ambiental, cultural e econômica a partir do individual para o global." [SILVA, 2006, 18].

Ecodesenvolvimento

Define-se como um “processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes, concebidas em função das potencialidades desse meio, impedindo o desperdício inconsiderado dos recursos, e cuidando para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais” [SILVA, 2006, 125]. As estratégias serão múltiplas e só poderão ser concebidas a partir de um espaço endógeno das populações consideradas [FEEMA, 1990].

Ecologia


É o termo criado por Hernst Haekel (1834-1919) em 1869, ..., para designar "o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico ou orgânico, em particular, o estudo das relações do tipo positivo ou amistoso e do tipo negativo (inimigos) com as plantas e animais com que convive". 


Economia Circular 

A economia circular é um modelo de produção e consumo que busca manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto valor e utilidade o tempo todo. Diferentemente da economia linear ("extrair, produzir, usar e descartar"), a economia circular visa a eliminação do desperdício e da poluição, a circulação de produtos e materiais (em uso e o mais alto valor) e a regeneração de sistemas naturais. É uma abordagem sistêmica que promove a reutilização, reparo, remanufatura e reciclagem, reduzindo a dependência de novos recursos e minimizando o impacto ambiental.


Educação ambiental


É processo de formação e informação social orientado para: (a) desenvolvimento de consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais, tanto em relação aos seus aspectos biofísicos quanto sociais, políticos, econômicos e culturais, (b) o desenvolvimento de habilidades e instrumentos tecnológicos necessários à solução dos problemas ambientais, (c) o desenvolvimento de atitudes que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental (Proposta de Resolução Conama n.º 02/85).

 

Meio ambiente


“... um conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles” [LIMA-E-SILVA in TRIGUEIRO, 2005, 77]


O meio ambiente é o conjunto de elementos naturais (como água, ar, solo, fauna e flora), sociais e culturais que nos rodeiam e com os quais interagimos. Ele abrange tudo o que nos influencia e é por nós influenciado, formando um sistema complexo onde a vida acontece.


Pegada Ecológica 

A pegada ecológica é uma ferramenta de medição que calcula a quantidade de terra e água biologicamente produtivas necessárias para sustentar o estilo de vida de uma pessoa, cidade, país ou da humanidade como um todo. Ela estima a demanda humana sobre os ecossistemas do planeta, comparando o consumo de recursos e a produção de resíduos com a capacidade regenerativa da Terra. Entender e reduzir nossa pegada ecológica é um passo importante para alcançar a sustentabilidade.

Protocolo de Kyoto


É um tratado internacional entre países desenvolvidos que se comprometeram a emitir, entre 2008 e 2012, 5,2% menos gases causadores do aquecimento global em relação aos níveis constatados em 1990. Para alcançar essa meta, os países industrializados podem adquirir cotas de redução atingidas nos países em desenvolvimento.


Responsabilidade socioambiental


É a atitude que se manifesta por meio de práticas cujos indicadores evidenciam (a) o favorecimento da sustentabilidade das pessoas, (b) a promoção do desenvolvimento sustentável das organizações e (c) a opção pelo uso de tecnologias mais econômicas e menos impactantes, tendo em vista políticas de (re)inclusão social e melhoria da qualidade de vida no planeta.


Serviços Ecossistêmicos 

Serviços ecossistêmicos são os muitos benefícios que os seres humanos obtêm da natureza. Eles podem ser classificados em quatro tipos principais:

  • Serviços de Provisão: Produtos que obtemos dos ecossistemas, como alimentos, água doce, madeira, fibras e recursos genéticos.

  • Serviços de Regulação: Benefícios obtidos da regulação dos processos ecossistêmicos, como a regulação do clima, do controle de doenças, da purificação da água e da polinização.

  • Serviços de Suporte: Serviços necessários para a produção de todos os outros serviços ecossistêmicos, como a formação do solo, a ciclagem de nutrientes e a produção primária.

  • Serviços Culturais: Benefícios não materiais que as pessoas obtêm dos ecossistemas, como enriquecimento espiritual, desenvolvimento cognitivo, recreação e experiências estéticas. A valorização e proteção dos serviços ecossistêmicos são fundamentais para o bem-estar humano e a sustentabilidade.


Referências


MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005


SILVA, Christian Luiz da (org.). Desenvolvimento sustentável – Um modelo analítico, integrado e adaptativo, Vozes, Petrópolis, 2006.


TRIGUEIRO, André. Meio ambiente no século 21, Autores Associados LTDA, Campinas, 2005.



Palavras chave


#Sustentabilidade #GlossarioSustentavel #MeioAmbiente #DesenvolvimentoSustentavel #AquecimentoGlobal #EfeitoEstufa #Biodiversidade #EconomiaCircular #EducacaoAmbiental #PegadaEcologica #ServicosEcossistemicos #Ecodesenvolvimento #Ecologia #ProtocoloDeKyoto #ResponsabilidadeSocioambiental #CrescimentoSustentavel #FuturoVerde #ConscienciaAmbiental #PlanetaSustentavel 


Nenhum comentário:

Postar um comentário