sábado, 22 de novembro de 2025

BPA e ftalatos - Emuladores de estrogênio

BPA (Bisfenol A) e ftalatos são desreguladores endócrinos, ou seja, substâncias químicas que mimetizam ou interferem nos hormônios naturais do corpo, com efeitos semelhantes aos do estrogênio, que podem afetar a saúde reprodutiva, hormonal e metabólica. Eles são encontrados em produtos plásticos de uso diário, como embalagens de alimentos, cosméticos e materiais de construção, e podem ser liberados e absorvidos pelos humanos, interferindo no equilíbrio hormonal e causando diversos problemas de saúde. 


Bisfenol A 



92,6% dos americanos acima de 6 anos têm níveis detectáveis de BPA em seus corpos, segundo dados da pesquisa NHANES (Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição) de 2003-2004, conduzida pelo CDC dos Estados Unidos. 



Sobreposição de estradiol, o principal hormônio sexual feminino em humanos (verde) e BPA (roxo). Isso demonstra a relação estrutura-atividade que permite que o BPA imite os efeitos do estradiol e de outros estrogênios.


(a) Bisfenol A (BPA) e (b) estradiol; a semelhança da estrutura molecular entre as duas moléculas permite que elas interajam com os mesmos receptores de estrogênio. Os grupos funcionais (fenólicos) que conferem ao xenobiótico BPA sua semelhança com o estradiol em termos de interação com o sítio ativo do RE são destacados em vermelho (interação do tipo ligação H) e azul (interação π–π).[Santovito, 2024] 



Níveis de BPA em crianças entre 6 e 11 anos são o dobro dos americanos mais velhos. - CDC


Um resumo dos usos do bisfenol A


O Bisfenol A (BPA) é um composto químico usado principalmente na produção de plásticos e resinas. Cerca de 95% de todo o BPA fabricado é utilizado em apenas duas aplicações:

  • Policarbonatos (65-70%): O BPA é o principal monômero na fabricação de plásticos policarbonatos, que são usados para fazer diversos produtos, incluindo copos de plástico.

  • Resinas epóxi e vinil-éster (25-30%): O BPA é convertido em outros compostos para produzir essas resinas, que são usadas em revestimentos internos de latas de alimentos, resinas dentárias e selantes.

O restante (aproximadamente 5%) é usado em uma variedade de outras aplicações, muitas delas como componentes menores ou aditivos, como:

  • Plásticos de alta performance: É usado na produção de polissulfonas, policianuratos e polieterimidas.

  • Aditivo em plásticos comuns: É usado em pequenas quantidades como antioxidante em ftalatos (plastificantes para PVC) e em espumas de poliuretano.

  • Retardante de chama: A bromação do BPA forma o tetrabromobisfenol A (TBBPA), usado para tornar plásticos como o policarbonato resistentes ao fogo.

  • Outras aplicações: O BPA também é usado em papéis térmicos (como recibos de loja), fluidos de freio e, em menor escala, em galvanoplastia.

No Brasil, a Anvisa proibiu a importação e fabricação de mamadeiras com Bisfenol A desde 2012, mas ele ainda é permitido em outros produtos plásticos, desde que em quantidades que não excedam o limite máximo de migração para alimentos. É importante notar que produtos rotulados como "BPA-free" (livre de BPA) podem conter outros tipos de bisfenol que também podem apresentar riscos à saúde.

Referências e leituras extras

Santovito, Alfredo & Lambertini, Mattia & Nota, Alessandro. (2024). In Vitro and In Vivo Genotoxicity of Polystyrene Microplastics: Evaluation of a Possible Synergistic Action with Bisphenol A. Journal of Xenobiotics. 14. 1415-1431. 10.3390/jox14040079.  

https://www.researchgate.net/publication/384750539_In_Vitro_and_In_Vivo_Genotoxicity_of_Polystyrene_Microplastics_Evaluation_of_a_Possible_Synergistic_Action_with_Bisphenol_A?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6Il9kaXJlY3QiLCJwYWdlIjoiX2RpcmVjdCJ9fQ 

  

Stein TP, Schluter MD, Steer RA, Guo L, Ming X. Bisphenol A Exposure in Children With Autism Spectrum Disorders. Autism Res. 2015 Jun;8(3):272-83. doi: 10.1002/aur.1444. Epub 2015 Jan 13. PMID: 25641946; PMCID: PMC4474754.

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4474754/ 

  

Vargas Lampe, L. L., Cabral, S. P. A., & Oliveira Carvalho, P. (2023). BISFENOL A: UM POTENCIAL RISCO À SAÚDE ORIUNDO DO AQUECIMENTO DE ALIMENTOS EM RECIPIENTES PLÁSTICOS. Ensaios USF, 7(2). https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i2.353 

https://ensaios.usf.emnuvens.com.br/ensaios/article/view/353 


Bisfenol A - Efeitos sobre a saúde - Wikipedia 


Bisfenol A - Efeitos ambientais - Wikipedia 


Bisfenol A - Uso e aplicações - Wikipedia 



Palavras-chave 


#BPA #BisfenolA #Ftalatos #DesreguladoresEndócrinos #Saúde #Plástico #Química #Estrogênio #Hormônios #ExposiçãoQuímica


Nenhum comentário:

Postar um comentário