terça-feira, 20 de março de 2018

Pequenas notas ambientais - 5


1

Tristes notas Barcarenas

Complementos à série:
Tristes notas Marianas - 1 - medioesustentabilidade.blogspot.com.br
Tristes notas Marianas - 2 - medioesustentabilidade.blogspot.com.br


conexaoplaneta.com.br


Terceiro vazamento da mineradora Hydro Alunorte é registado no Pará

Imagens mostram mais um despejo irregular de resíduos em Barcarena.
Vídeo foi obtido com exclusividade pelo Jornal Nacional.


Presidente da Hydro admite descarte irregular de água não tratada no rio Pará

Svein Richard Brandtzæg pediu desculpas pela ação e disse que tal conduta não faz parte dos procedimentos da empresa.

Grupo norueguês admite que Hydro Alunorte contaminou rio Pará

A empresa recebeu duas multas que totalizam R$ 20 milhões por ter contaminado toda água do município de Barcarena com resíduos de bauxita


2

Uma nota sobre neomalthusianismo
A população cresce. Digamos que a população pare de crescer. O consumo per capita cresce. Digamos que a “desmaterialização” dos bens continue a aumentar. Ainda sim, os recursos da Terra são finitos, e entre os renováveis e afetáveis por nossa emissão de resíduos, a situação é mais estrita.

Claro que a produção agrícola pode aumentar, assim como a pecuária. Mas a área do planeta não aumentará. Claro que podemos verticalizar a produção agrícola, mas ao final, a radiação solar que chega a Terra é limitada por um disco da projeção da terra que está lá no Sol. Deste disco vem toda nossa energia solar possível por enquanto. Podemos no futuro aumentar a captação de luz solar, mas ainda sim, uma área máxima possível na Terra, e mesmo sua água, e certos equilíbrios atmosféricos sempre serão limites.

Apenas retardamos a “tragédia malthusiana”, na verdade, como toda curva S de uma população de bactérias numa simples placa de petri, ela nos assombrará.

Estamos num planeta que é uma prisão, e por muito tempo ainda não poderemos daqui sair.

Há uma observação no livro “Macroeconomia”, de Dornbusch, Fischer e Startz de que “isso trata-se mais de Física que Economia”, mas os autores referem-se claramente a período relativamente curtos de tempo.

Rudiger Dornbusch, Stanley Fischer, Richard Startz; Macroeconomia; Editora McGraw-Hill.

Jeffrey Sachs; A volta do espectro de Malthus; SciAm - www2.uol.com.br


3

Citações

"Se continuarmos dando mais importância ao capitalismo ao invés de preservar nossos recursos naturais, vamos ser devastados junto com nossas ambições."

Adaptação menos “melancia”:
"Na continuidade de darmos mais importância ao lucro imediato ao invés da preservação dos recursos naturais, corremos o risco de sermos arrastados para o colapso econômico pelas nossas próprias ambições."
“Olhar para a terra, rio e floresta como mercadoria é grande engano que vai nos enterrar a todos”, Ailton Krenak - pt.wikipedia.org - Ailton Krenak

Nenhum comentário:

Postar um comentário